domingo, 26 de agosto de 2018

Etnomatématica

Logo de começo, a surpresa, que tipo de matemática é essa ? É de comer ? Pode ser útil ? Seria a mesma matemática de sempre , mas com uma pitada de cultura?
Resultado de imagem para ying yang
Ying-Yang(da internet)
Entro na sala de aula e me deparo com um professor e uma professora , um mais serio a principio , a outra mais leve e descontraída. Um mais de exatas a outra mais de humanas , e no meio o equilíbrio da força dos contrários. Logo vi que poderia aprender bastante , quando os dois trabalhassem em conjunto.
Uma abordagem nova e interessante, uma nova forma de aprender e uma nova forma de ensinar... todas juntas , que sorte a minha.

A Etnomatemática se dá como uma forma de trazer a matemática para mais perto da nossa realidade, de uma forma mais humana.De fato muito diferente do que tenho aprendido todos esses anos , contas e mais contas , formulas e mais formulas , todas sendo melhor gravadas que de fato aprendidas.
E que aprender... de que me serve saber Desvio Padrão , se não sei fazer uma receita com base em proporção.
E sim , essa matemática é de comer , e de beber , figurativa e literalmente. Passa á estar mais integrada a nossa vida, sendo útil conforme avançamos e bebemos ainda mais de suas fontes.

Hora essa nova matemática surge para que ,em vez de gravar formulas , formulemos as nossas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário